Como usar calculadoras interativas na sua estratégia SaaS

o que é e como melhorar a sua?
julho 31, 2020
como entender e estimular ações?
julho 31, 2020
Show all

Como usar calculadoras interativas na sua estratégia SaaS

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

Conteúdos interativos podem ajudar sua empresa a melhorar seus resultados? Nos últimos anos, o Marketing Interativo tem ganhado espaço como uma estratégia para apresentar informações aos consumidores da maneira mais direta e divertida possível.

Ferramentas como uma calculadora interativa para SaaS podem ajudar você a atrair o interesse de seus clientes de maneira simplificada, apresentando os aspectos mais importantes da sua oferta em um piscar de olhos.

Mas essa é a solução para as suas necessidades de Marketing Digital? Vamos analisar os benefícios das calculadoras interativas e como elas podem ser aproveitadas por empresas SaaS. Neste conteúdo, você vai ver:

Por que sua estratégia de SaaS precisa de uma calculadora interativa?

Se você se mantém a par das novidades do Marketing Digital, temos certeza de que já ouviu falar em Conteúdo Interativo. Essa tendência tem se tornado especialmente útil para que negócios B2B promovam suas ofertas por meio de dados personalizados, que influenciam a tomada de decisão dos compradores.

No webinar Future of SaaS, discutimos como 91% dos compradores B2B preferem interagir com conteúdo visual, em vez de texto e outros formatos estáticos. Também abordamos o fato de esse tipo de página gerar o dobro de conversões que textos e outros tipos de conteúdo fixo.

SaaS, especificamente, é uma indústria em que o Conteúdo Interativo alcança seu máximo potencial, tornando-se a parte mais importante da estratégia de vendas do seu negócio.

Afinal, ele é útil ao ajudar seu cliente a descobrir mais sobre o seu software, os diferenciais dele em relação aos ofertados pela concorrência e o que ele é capaz de fazer.

Calculadoras também oferecem outro benefício: elas apresentam o preço da oferta de cara, respondendo à maioria das perguntas que um possível cliente possa ter antes de entrar em contato com a sua empresa. Com isso, elas tornam a jornada de compra mais fácil.

Como usar calculadoras interativas em estratégias de SaaS?

O Conteúdo Interativo pode ser usado de diversas maneiras na sua estratégia de SaaS. Nos tópicos abaixo, você vai entender os benefícios de adotar uma calculadora interativa para SaaS.

Feche mais negócios por meio de Conteúdo Interativo

Uma calculadora interativa para SaaS vai ser fundamental para que sua empresa feche cada vez mais negócios. Com uma visão clara sobre a oferta, o preço e as possibilidades de customização, os clientes tendem a encurtar seu processo de tomada de decisão.

Afinal, todas as informações de que precisam estarão em apenas uma página. Ainda, calculadoras podem ser adicionadas a qualquer parte do processo de vendas, fornecendo as respostas personalizadas que o consumidor está buscando ao visitar seu site.

Aumente o engajamento com as calculadoras interativas para SaaS

Quantos visitantes chegam à sua página somente para, em seguida, retornar ao site do buscador? Com uma calculadora interativa para SaaS, você conseguirá elevar o tempo de navegação em seu site, garantindo um aumento nas oportunidades para que o seu negócio realmente convença os clientes em potencial.

Conteúdo de qualidade é o que realmente atrai a atenção dos consumidores, apresentando a eles uma marca na qual podem confiar. Assim, use esse tipo de material a seu favor, apresentando as ferramentas de que seu cliente precisa para fechar a transação diretamente em sua página, sem rodeios.

Consiga mais dados e aprenda sobre o consumidor

Dados são o ativo mais relevante para empresas SaaS, e as calculadoras interativas são uma grande maneira de captá-los. Ao oferecer aos seus clientes em potencial ferramentas como calculadoras de ROI ou de desconto, você consegue saber mais sobre as suas necessidades. 

Com isso em mãos, é possível aproveitar os insights dos usuários para melhorar o seu produto, aproximando-o de suas demandas.

Personalize a sua oferta para ampliar a conversão

Conteúdo personalizado é a melhor maneira de mostrar ao seu cliente que sua empresa se preocupa com suas dores, acima de tudo. Calculadoras interativas permitem que os compradores em potencial acessem mais do que somente uma página de vendas.

Uma calculadora interativa para SaaS educa o consumidor ao oferecer a ele todas as informações de que necessita para pesquisar e comprar online. Com isso, ainda, eles terão de entrar em contato com o seu negócio somente se precisarem de suporte com alguma questão.

De acordo com a Brafton, é assim que mais de 30% dos usuários em todo o mundo prefeririam comprar software online. É com base nessa informação que a sua empresa deveria projetar sua jornada de compra.

Use a sua calculadora interativa para remarketing

O remarketing é uma maneira eficiente de impactar por uma segunda ou terceira vez aqueles consumidores que não foram convertidos, mas interagiram com os conteúdos do seu site.

A maior parte das empresas usa o remarketing como uma forma de melhorar suas ofertas, ampliando as chances de conquista do consumidor.

Coletar a quantidade exata de dados relevantes vai colocar o seu negócio em uma posição de entregar conteúdo de alta qualidade em suas campanhas de email marketing, usando aquilo que sabe sobre os consumidores para ampliar as chances de conversão.

5 calculadoras interativas para a sua estratégia de SaaS

Já se convenceu de que as calculadoras interativas podem ajudar na conquista dos seus objetivos de Marketing Digital?

Confira, agora, 5 tipos de calculadora que sua empresa pode desenvolver a partir do uso de ferramentas interativas. Você também vai entender como cada um deles agrega valor à jornada do seu consumidor.

1. Calculadora de ROI

O ROI, ou Retorno sobre Investimento, é uma importante métrica para negócios SaaS. Ele ajuda a determinar o custo-benefício entre comprar um software como um serviço ou adquirir a licença de um equivalente.

É por isso que os consumidores vão identificar valor em encontrar essa calculadora interativa no seu site. Afinal, quando estão na etapa de consideração sobre qual ferramenta escolher, os clientes em potencial, muito frequentemente, vão tentar realizar esses cálculos por conta própria. 

Sua marca vai assumir a dianteira nessa competição se, em seus canais oficiais, disponibilizar de forma simples uma calculadora interativa. Calculadoras de ROI dirão, entre outras informações muito úteis:

  • quanto seu potencial cliente gastaria com uma ferramenta SaaS;
  • quais resultados financeiros um negócio pode esperar a partir da adoção de uma solução SaaS;
  • quanto a empresa vai conseguir converter para seu próprio benefício ao contratar um produto SaaS.

Mostrar essas informações aos seus clientes vai deixá-los mais seguros. Com isso, seu processo de tomada de decisão se tornará mais simples, garantindo mais vendas da sua ferramenta de SaaS.

Veja um exemplo de uma calculadora de ROI:

2. Calculadora de custos

Uma calculadora de ROI é uma ótima maneira de descobrir mais sobre o tipo de resultados que podem ser obtidos a partir da adoção de uma solução SaaS. Já uma calculadora de custos é um meio direto de apresentar seus planos de precificação, além de ser uma oportunidade para o upselling.

Com uma calculadora de custos interativa, seu negócio vai ser capaz de avaliar quantos usuários vão utilizar a ferramenta SaaS e quanto vai custar para customizá-la e implementá-la.

Quando se está tentando realizar uma venda, não existe informação mais importante que o custo. Por isso, esse tipo de calculadora interativa vai ser bastante útil no processo de tomada de decisão, ajudando os consumidores a comparar sua oferta de SaaS com as de outras empresas.

Confira, abaixo, um exemplo de calculadora de custo:

Calculadora VenturePact

3. Calculadora de tempo de implementação

Outro aspecto importante para o sucesso na implementação de uma solução SaaS é o tempo. Softwares precisam ser customizados e integrados à realidade de um negócio, para que possam beneficiá-lo.

Essa calculadora ajuda você a determinar quanto tempo a empresa deverá disponibilizar antes de começar a perceber os benefícios mostrados nas calculadoras de ROI e custos.

Seu negócio pode oferecer estimativas de tempo e ajudar os compradores a compreender quais passos serão necessários ao longo do caminho para tirar o máximo da ferramenta SaaS

Essa é uma chance tanto de educar como de converter. Essas características, inclusive, são o principal benefício gerado pela escolha de ferramentas interativas.

Aqui está um exemplo de calculadora de tempo de implementação:

4. Calculadora de economia

A economia também é um importante critério para os interessados em escolher uma nova ferramenta. É por isso que você deve apresentar essa informação de maneira clara para seus clientes em potencial o quanto antes na jornada.

Uma calculadora interativa com foco na economia deve comparar quanto o consumidor gasta hoje em determinada ferramenta e quanto ele vai economizar ao adotar a solução da sua empresa.

Calculadoras de venda funcionam como sites de comparação de preço. Elas destacam não somente a diferença de preço entre as ofertas, mas também, o que se pode esperar de cada uma das ferramentas. Quando usada corretamente, essa estratégia vai ajudar seu negócio a conquistar muitos leads qualificados.

Veja um exemplo de calculadora de economia:

5. Calculadora de comparação de preços

Você deve partir do princípio de que seu cliente em potencial visitou, pelo menos, três sites antes de tomar sua decisão. De acordo com a AdWeek, essa é a média de pesquisa que um comprador faz antes de adquirir um produto SaaS online.

Portanto, essa informação deve ser considerada na sua estratégia de SaaS, de modo a maximizar os seus lucros. É por esse motivo que muitos negócios investem em calculadoras interativas de comparação de preços, que mostram exatamente aquilo que o consumidor deseja encontrar ao visitar todas essas páginas.

Calculadoras de comparação de preços são ferramentas de fácil desenvolvimento e que podem ajudar você a convencer seus prospects de que sua proposta vale a pena

Essas calculadoras interativas comparam a diferença entre as principais ofertas online, entregando essa informação em poucos cliques.

Veja um exemplo de calculadora de comparação de preços:

Calculadoras interativas para SaaS são uma ótima maneira de fornecer informação personalizada para os seus visitantes, ampliando as chances de que eles se interessem pelas suas ofertas e, finalmente, comprem sua ferramenta. 

Por meio de plataformas como a Ion Interactive, sua empresa pode começar a desenvolver essas calculadoras de um jeito simples. Não é preciso contratar um programador ou designer para executar a tarefa.

Tudo certo para começar a engajar mais consumidores e aumentar as suas vendas graças às calculadoras interativas para SaaS? Antes de começar, confira este material com as soluções de conteúdo interativo da Ion!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.