Gestão de clínica: Entenda os benefícios que ela pode trazer

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Gestão de clínica: Entenda os benefícios que ela pode trazer

Na concepção da palavra, “gestão” significa “administração”. Ou seja, esse termo se refere às formas como as empresas são geridas ou administradas. Nesse artigo, falaremos tudo sobre gestão de clínicas, quem são os responsáveis, como ela funciona e como ela melhora a produção das clínicas de modo geral.

 

No caso de clínicas odontológicas, em que o trabalho é voltado para o atendimento de pessoas, uma boa administração interna é fundamental para que tudo ocorra da maneira planejada e segura.

 

Dessa maneira, uma gestão eficiente pode potencializar a produtividade das clínicas, aumentando a quantidade de pacientes, tornando o ambiente mais confiável e agradável, e fazendo com que os atendimentos presenciais sejam os mais organizados possíveis.

 

Quem é o responsável por essa parte?

A gestão organizacional é importante em diversos setores de uma clínica, como nas atividades, no trato com os profissionais e clientes, na organização das consultas, compras de insumos e muito mais.

 

Por isso, contar com profissionais especializados em gestão é muito importante. Com a capacitação dessas pessoas, o planejamento administrativo se torna mais eficiente e presente, apresentando resultados interessantes em diferentes áreas.

 

Para contratar um profissional dessa área, é preciso atrair sua confiança. Dessa maneira, é muito importante que a clínica tenha todas as condições para que ele execute seu trabalho administrativo de forma independente, ou seja, sem interferências.

 

Além disso, ter um ambiente limpo, organizado, profissionais educados e ferramentas modernas podem facilitar o trabalho dessas pessoas, fazendo com que elas se sintam atraídas a prestar serviços para a sua clínica com mais qualidade.

Dicas de gestão

Como foi mencionado, uma boa gestão é fundamental para que uma clínica se mantenha sempre organizada e ativa. 

 

Por isso, é importante que os profissionais que atuam nessa área busquem sempre se aprimorar e melhorar o serviço oferecido,

 

Uma clínica odontológica pode oferecer diferentes serviços, dependendo dos dentistas contratados e do orçamento para compra de equipamentos e materiais. 

 

Assim, oferecer um implante dentário, por exemplo, requer um orçamento prévio, mas compensa bastante devido a demanda – principalmente quando visa atingir determinados públicos-alvo.

 

Nesse sentido, é fundamental que exista um planejamento bem feito para determinar o orçamento para compra desses insumos e materiais. 

 

Pensemos assim: ficou estipulado que a clínica oferece a aplicação de alguns serviços específicos, como a colocação de aparelho dental invisível, que requer uma tecnologia moderna. 

 

Para saber se é possível comprar antecipadamente esse aparelho, o gestor deve realizar um controle orçamentário, indicando se existirá demanda o suficiente para suprir os gastos dessa compra.

 

Dessa maneira, a gestão financeira da clínica é uma das principais atribuições de um gestor nesses espaços. Entretanto, ele ainda deve ter outra designação importante.

 

A gestão de pessoas, por exemplo, é outra tarefa fundamental para esses profissionais.

Gerir conflitos, se comunicar com os profissionais, atendentes, gerentes e outros profissionais é muito importante para manter o ambiente tranquilo e propício para o trabalho.

O que a clínica ganha com uma gestão eficiente?

Os benefícios de uma boa gestão são diversos. Confira alguns:

 

  • Aumento da produtividade;
  • Melhora no clima do ambiente de trabalho;
  • Organização eficiente das tarefas;
  • Controle orçamentário.

 

Além disso, uma boa administração permite que os dentistas executem seus trabalhos de maneira efetiva, sem muitas interferências. 

 

Assim, é possível oferecer uma gama maior de serviços, como clareamento dental, sem que isso prejudique o orçamento da clínica ou cause constrangimento com os outros profissionais.

 

Uma administração de qualidade também faz com que a clínica se mantenha sempre atualizada com relação às tecnologias. 

 

Como um profissional de gestão deve sempre se atualizar em relação às práticas organizacionais, é possível que ele encontre novas soluções também para os dentistas.

 

Nesse sentido, a clínica pode passar a oferecer serviços modernos, como a aplicação de lente de contato dental aos pacientes, que é um tratamento que requer uma certa tecnologia para ser executado, mas vem se mostrando bastante eficaz na correção de problemas nos dentes dos pacientes.

 

Por fim, a gestão de clínicas também melhora o atendimento dos clientes. Com as tarefas bem designadas, os atendentes ficam responsáveis apenas por se comunicar com novos e antigos pacientes.

 

Com isso, se alguém perguntar alguma informação sobre tratamento, como quanto custa lente de contato dental, o atendente saberá rapidamente repassar essa informação para o paciente, agilizando o processo de comunicação e garantindo maior qualidade para o atendimento. 

 

Com isso, os profissionais têm mais tempo hábil, os pacientes ficam satisfeitos e o gerenciamento se torna mais efetivo, promovendo mais sucesso para a clínica.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.

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