o que é, como fazer e melhores ferramentas

o que é, pilares, dicas e TUDO sobre!
setembro 3, 2020
quais os impactos pra o marketing?
setembro 7, 2020
Show all

o que é, como fazer e melhores ferramentas

Lima & Santana Propaganda, sua agência de publicidade e propaganda em Santos

.

O Marketing de Conteúdo é, sem dúvida, uma das estratégias mais eficientes para atrair e se aproximar dos consumidores. Os benefícios não param por aí, mas isso não significa que qualquer material vai ser útil ou relevante para a sua audiência.

Mas, na prática, o que fazer para avaliar o que funciona e aquilo que não é tão eficiente? O content scoring foi criado com esse propósito.

Se a sua equipe pode medir, por exemplo, o lead scoring e quanto aquele usuário está propenso a ser convertido, por que não fazer o mesmo com o que você produz?

Os ganhos em produtividade podem ser imensos. O desafio de definir uma pontuação para os seus conteúdos, porém, não é tão simples. É necessário avaliar muitos fatores para criar um critério preciso. Por isso, vamos abordar os seguintes tópicos neste artigo:

Que tal aproveitar a chance para conhecer a fundo o conceito de content scoring e começar a produzir materiais mais atrativos para a sua persona? Continue a leitura e confira!

O que é content scoring?

O content scoring é uma maneira de avaliar o desempenho e potencial dos conteúdos produzidos pela sua equipe. Assim, é possível entender, por exemplo, qual é o material mais indicado para a etapa em que o usuário está da sua jornada de compra.

É um método para rastrear o que pode ser mais eficiente para que as suas estratégias gerem os resultados esperados.

Com a criação de uma série de critérios, você consegue entender se determinado conteúdo é o mais adequado para aquele estágio do funil de vendas ou não.

O objetivo é oferecer mais informações e insights para direcionar a sua produção. No longo prazo, a sua equipe começará a identificar quais são os melhores formatos e estratégias para conversar com o seu público.

Por meio dos critérios adotados, também será viável identificar quais são as características que têm mais probabilidade de gerar o impacto esperado na sua audiência.

Se por muito tempo era comum tomar decisões baseadas em achismos, até mesmo a produção de conteúdo pode ser beneficiada. O objetivo é que, assim, os seus materiais sejam mais precisos.

Qual é a importância desse conceito?

Um dos grandes benefícios do Marketing Digital é o poder de metrificar cada detalhe do seu planejamento estratégico. Assim, você e a sua equipe também passam a ter mais controle sobre o melhor caminho para a utilização dos seus recursos.

O content scoring, portanto, foi criado para oferecer essa mesma precisão ao desafio de produzir conteúdo.

Assim como os testes A/B são usados para identificar o que é melhor para os seus anúncios de mídia paga, o content scoring serve para direcionar as suas estratégias. Para que você não tenha dúvidas, listamos os principais benefícios dessa técnica de mensuração. Confira!

Fornece insights para as suas estratégias

Adotar o content scoring vai permitir que a sua equipe produza conteúdos voltados para a melhor performance da sua estratégia.

Assim, os textos, vídeos, infográficos, ebooks ou qualquer que seja o material escolhido são direcionados para o que realmente importa. Sem “chutes” ou adivinhações, as publicações são potencializadas, seja para fortalecer o SEO, seja para impactar o usuário.

Permite a criação de conteúdos cada vez melhores

Com tanta concorrência pela atenção dos usuários, é importante se diferenciar das outras marcas com conteúdos de qualidade, certo?

Quanto mais informações sobre o que funciona e o que não funciona, maiores serão as chances de produzir um material de qualidade. Ao longo do tempo, você vai compreendendo como criar conteúdos com um maior content scoring e, é claro, qualidade.

Fortalece a sua autoridade no segmento

Quando os seus conteúdos atingem, com regularidade, um alto nível de qualidade, a tendência é que mais usuários sejam impactados por eles. Dessa forma, a autoridade da sua marca em seu segmento é reforçada.

O usuário passa a confiar mais nos conteúdos que a sua empresa tem a oferecer e são atraídos pela qualidade. O resultado disso é o aumento na fidelização de clientes.

Como realizar uma mensuração eficiente?

Como explicamos nos tópicos anteriores, o content scoring pode potencializar a produção de conteúdo da sua equipe, certo? Que tal, então, descobrir como fazer a mensuração da qualidade dos materiais entregues nas suas páginas?

Confira algumas dicas!

1. Conheça a sua audiência

Por mais básico que possa parecer, o content scoring só vai fazer sentido se as necessidades e perfis da sua audiência forem levados em consideração.

Dessa forma, é fundamental entender o que a sua persona procura para, assim, direcionar a produção de conteúdo. Afinal, além da qualidade do que é produzido, é necessário pensar no interesse e na relevância para o leitor.

2. Defina uma equipe

Também é necessário definir os responsáveis na sua equipe pela criação e monitoramento de tudo o que é relacionado ao content scoring. São esses profissionais que vão, por exemplo, definir quais são os critérios para determinar a qualidade e eficiência de um conteúdo.

3. Estabeleça os critérios

Em seguida, é o momento de estabelecer os critérios do seu content scoring. Também é importante definir métricas diferentes para cada formato.

Para um blog post, por exemplo, pode ser interessante avaliar o tempo médio na página ou a porcentagem de scroll. O vídeo pode ser avaliado pelo total de visualizações, enquanto um ebook pode utilizar o total de downloads.

Além disso, você deverá ter em mente um valor ou nota total, que será a combinação desses diferentes critérios que você estabeleceu. Assim, uma nota 10 (caso essa seja a nota máxima) ocorrerá quando todos os critérios atingirem seus maiores números.

Dessa forma, um blog post nota 10, poderia ser aquele que obteve um tempo na página acima da média e bateu a sua meta estabelecida de sessões e compartilhamentos, por exemplo.

4. Analise os conteúdos

Com todas as etapas acima realizadas, é o momento de analisar e monitorar os seus conteúdos. É um trabalho constante e que deve ser realizado com uma certa periodicidade para encontrar as melhorias necessárias e evitar que os seus conteúdos fiquem muito tempo com um content scoring baixo, por exemplo.

5. Crie conteúdos de qualidade

Por fim, é importante utilizar o content scoring como base para aprimorar a capacidade de produção da sua equipe. Avaliar os relatórios e métricas gerados pela sua análise e, assim, definir quais são as melhorias necessárias para os próximos conteúdos produzidos.

Afinal, de nada adianta criar o content scoring e não utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem.

Quais ferramentas usar para content scoring?

Com a transformação digital, a boa notícia é que o trabalho de mensuração pode se tornar ainda mais eficiente com o auxílio de algumas ferramentas.

Vamos conferir algumas delas?

Moz

Ficar atualizado sobre o desempenho do seu site também é fundamental, e é isso que a Moz pode oferecer para a sua estratégia.

A solução paga realiza varreduras regulares para avaliar o desempenho das suas páginas. De conteúdos duplicados até erros de formatação ou lentidão para o carregamento, o que podem ser corrigidos e melhorados.

SEMRush

Quando falamos em auditoria de conteúdo para a sua estratégia de SEO, o SEMRush é uma das ferramentas mais comuns. Ele também pode ser bastante útil para o seu trabalho de definição do content scoring.

Afinal, o uso de palavras-chave, backlinks e até mesmo a análise da concorrência pode ser feito com a solução, apresentando indícios do que está funcionando e possíveis erros.

Ahrefs

A Ahrefs é um SaaS que, dentre muitos recursos, oferece a possibilidade de realizar uma auditoria nas suas páginas regularmente.

Tudo o que faz parte do seu domínio é analisado, evitando até mesmo que backlinks negativos afetem a qualidade do conteúdo. Até mesmo os posts que não receberam links são avaliados, garantindo que a sua estratégia esteja no caminho certo.

Google Search Console

O Google Search Console também é outra plataforma que deve ser explorada para aprimorar o content scoring das suas publicações.

Com inúmeras ferramentas e relatórios disponíveis, fica muito mais fácil encontrar os erros nas suas páginas e corrigi-los. De dicas para aprimorar o SEO até a correção de erros de HTML, tudo é pensado para que a qualidade dos seus conteúdos melhore.

Google Analytics

Durante esse trabalho de auditoria, o Google Analytics pode tornar a tarefa ainda mais simples e precisa. Isso porque o content scoring também precisa avaliar quesitos como o bounce rate, tempo médio de permanência nas suas páginas e métricas que vão contribuir para o entendimento se cada conteúdo está, de fato, registrando uma performance satisfatória.

Para continuar aprimorando o seu trabalho e garantir que o conteúdo oferecido pela sua empresa seja atrativo para a sua audiência, o content scoring pode ser um excelente aliado.

Com a definição dos critérios mais adequados e a criação de um ranking, você e a sua equipe passam a atuar com mais precisão nas suas decisões e, assim, obter bons resultados.

Além qualidade do que é produzido pelo seu time de Marketing Digital, é preciso utilizar as técnicas mais adequadas para promovê-lo. Sem a divulgação adequada, um material de muita qualidade pode ser desperdiçado.

Baixe o nosso ebook e confira o nosso guia prático para divulgação de conteúdos!



Fonte



Outros sites desenvolvidos pela Lima & Santana Propaganda


Lima & Santana Propaganda

Os comentários estão encerrados.